Let's Work

Como construir um bom ambiente de trabalho na sua empresa

ambiente de trabalho

Quando se trata do ser humano, universo infinito de possibilidades e uma explosão de sentimentos e situações no dia a dia, não é nada fácil e não existe nenhum modelo 100% perfeito para o ambiente maravilhoso no trabalho.

Lembrando que trabalhar significa passar pelo menos um terço do dia na empresa com o compromisso de que haja uma produção interessante e criativa por parte do trabalhador, bem como a satisfação em estar em um ambiente de trabalho motivador. Muita gente sonha em trabalhar em ambientes como do Google, com salas de jogos, cores vivas, sofás e poltronas confortáveis e descontração para aliviar o peso de ter que garantir os melhores resultados. Mas então o que uma empresa pode fazer para ter esse ambiente de trabalho? Separamos algumas dicas para criar um ambiente generoso e interessante para trabalhar. Veja o que você acha e nós conte.

Ambiente Confortável na cultura da empresa

Estrutura é o mínimo que uma empresa deve ter para seus funcionários conseguir realizar suas tarefas e bater suas metas, porém nunca está demais em ter uma decoração e conforto, bem como assimilar ideias de implantação funcional na própria cultura da empresa, pois de nada adianta ter esses locais de descanso se o dono da empresa vai achar no mínimo “estranho” o seu funcionário utilizar para tal.

 

Salário e Plano de carreira

É muito importante que as empresas adotem o seu, não importando o porte da empresa. Pequenas e médias empresas têm atraído muitos funcionários em adquirir experiências para áreas e tarefas diferentes na empresa, mesmo com uma equipe mais enxuta. Já no que condiz a diferenças salariais, as mesmas deverão ser discutidas no próprio RH, mas a empresa também deve entender que é uma troca e não há nada mais natural do que tratar disso com a parte contratada. O contato constante e bonificações justas trarão credibilidade e envolvimento para os seus colaboradores.

 

Saber ouvir

Muitas vezes o colaborador precisa “desabafar” pois se trata de um ser humano e nada mais profissional do que o RH ter esse espaço para “ouvir”  o colaborador e apresentar de uma melhor maneira uma solução se o problema se trata na empresa. Isso não somente é bom para o colaborador, mas também para a relação e imagem do RH dentro da empresa.

 

Estabeleça metas possíveis

Estipular erroneamente metas acima do que os funcionários podem alcançar é fazer com que eles se esforcem mais, gerando um sentimento de frustração. O quanto cada funcionário deve produzir pode fazer parte do planejamento da empresa, portanto cabe ao gestor entender o tempo e trabalho de cada colaborador e gerir este tempo.

Outra forma de garantir as metas ou mesmo superá-las, também podem ser premiações para quando as metas são atingidas, onde toda a equipe ganha, independente do setor.

Entenda os limites de cada um

Achar que um colaborador possa ter o mesmo conhecimento e experiência que um líder ou dono da empresa é muito complicado, uma vez que quem tem que dar o exemplo é o próprio líder. Há casos também onde os donos de pequenas e médias empresas acabam sendo mais autoritários do que líderes, pois a maioria dessas empresas surgem do conhecimento do dono que podem não ter noção sobre a gestão.

 

Invista no crescimento

Outra forma de mostrar interesse pelo trabalhador e demonstrar que ele tem valor e precisa crescer é incentivar e proporcionar workshops, cursos, debates e tantas outras opções de desenvolvimento profissional. Desta maneira as duas partes sairão em vantagens, tanto para o empreendedor, que estará investindo em um colaborador mais capacitado, quanto para os funcionários, que enxergarão seriedade e comprometimento com toda a equipe, tornando assim o ambiente muito mais harmonioso e produtivo.

Não é fácil para nenhum tipo de empresa manter o ambiente perfeito, mas cabe ao Rh entender, traduzir e intermediar pelo bom senso e melhor convívio entre a empresa e seus colaboradores. Isso faz toda a diferença. ****

Exit mobile version