Com o advento da Copa do Mundo, muitas empresas possibilitam aos seus funcionários assistirem os jogos seja durante o expediente, dentro da empresa ou fora dela, mas neste último caso, em virtude dos horários que os jogos serão transmitidos nem sempre o acordo sai como combinado. Pensando nisso separamos algumas dicas para seu RH negociar tanto com a empresa, quanto com o seu colaborador. Veja só:
1 – Jogos da Copa pela manhã
No caso de não ser uma indústria onde temos uma escala de produção pré-determinada, o ideal seria conversar com seu colaborador, marcar dentro da empresa de tal horário a tal horário, ou de outra forma, permitir a entrada dos mesmos após o jogo. Mas lembre-se, deverá levar em consideração o tempo de trajetória até a empresa, portanto quando levar esta proposta tenha isso formatado de forma condizente, de outra maneira será melhor assistir os jogos dentro da empresa.
2 – Jogos ao meio do dia
Neste caso optar por assistir na empresa ou se a empresa permitir, ir até um local adequado para isso, podendo ser uma padaria ou um restaurante. Mas o bom senso deverá prevalecer sempre, onde as pessoas deverão entender seus limites de comportamento, bebida e alimentação. Deixe todos os pontos esclarecidos para não haver dissabores.
3 – Jogos da Copa na empresa
Caso a empresa opte por fazer este tipo de evento, o departamento de RH deverá ter em mente enviar um comunicado com todas as informações antes, um ou dois dias e reforçar o comunicado no dia do acontecimento. Deverá levar em consideração: Horários, comportamentos, no caso de haver comes e bebes, cuidar para que tudo fique em ordem após o mesmo, vestimentas (evitar excessos), desta maneira podemos além de entender o comportamento dos nossos colaboradores, se é possível reviver este evento para outros futuros. Dando o feedback a empresa no sentido de ter mais qualidade de vida durante o trabalho.
4 – Jogos no final do dia
Nestes casos é muito comum a empresa liberar mais cedo para garantir que o colaborador chegue ao destino para assistir o jogo, ou de outra maneira, todos saírem e assistirem em um determinado local e fazer assim uma confraternização.
5 – Registro de pontos externos durante os jogos da Copa
Já para quem trabalha de maneira externa e fica impossibilitado de registrar seu ponto, uma dica é utilizar os recursos do Let´s Work onde o funcionário pode registrar seu ponto no horário e local estabelecidos no acordo. Desta maneira fica mais fácil para o deslocamento do mesmo e o registro da empresa. O mesmo poderá ser aplicado para quem estiver em trânsito durante o evento, pois o aplicativo tem a opção de informar via notificações, para saber o paradeiro do empregado, caso o mesmo tenha algum inconveniente. Quer saber mais sobre o registro de ponto externo? Acesse: https://www.letswork.com.br e entenda como o Reconhecimento Facial pode ajudar nos registro dos seus funcionários.
De qualquer maneira fica mais fácil, realizando uma negociação prévia e acordo coletivo, para aproveitar e também torcer para a nossa seleção de maneira que todos ganhem.