Atualmente estamos vivendo uma pandemia com o COVID-19, que é causada pelo novo coronavírus. Mas o que é uma pandemia? Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia, grande surto que afeta uma região, se espalha por diversos continentes com transmissão de pessoa para pessoa. Nada tem a ver com gravidade da doença, apenas com a disseminação da doença geograficamente.
O novo coronavírus iniciou na China em dezembro de 2019 e atualmente 109 países pelo mundo estão com casos confirmados. Até o momento o Brasil tem pelo menos 151 infectados pelo Covid-19.
Lembrando que o Brasil teve seu 1º caso confirmado através de um homem de 61 anos, que mora em São Paulo e esteve na Europa a trabalho e como ele muitas empresas têm funcionários, executivos e gestores que vão para o exterior à trabalho ou mesmo a laser.
Com isso, nesta epidemia que estamos vivendo do novo Coronavírus é importante prestar atenção em alguns sintomas das pessoas e orientá-los a procurar um hospital para fazer todos os testes o mais rápido possível e, em caso positivo, fazer o tratamento específico e o isolamento em quarentena conforme prescrito.
Qual o perigo do novo coronavírus?
A taxa de letalidade do novo coronavírus contabilizada na China que foi onde teve maior número de casos de pessoas infectadas foi de:
Até 9 anos – 0%
De 10 a 39 anos – 0,2%
De 40 a 49 anos – 0,4%
De 50 a 59 anos – 1,3%
De 60 a 69 anos – 3,6%
De 70 a 79 anos – 8%
Acima de 80 anos – 14,8%
A taxa de letalidade do novo Coronavírus é muito baixa, e como podemos contrair o Covid-19? O novo Coronavírus pode ter o contágio entre humanos pelo ar, por meio de tosse e espirros, cotículas de saliva e catarro, contato pessoal, contato com objetos e superfícies contaminadas. O contágio via animal se dá por contato com carnes de animais silvestres contaminadas.
Os principais sintomas que as pessoas podem sentir são: em caso menos graves, de sintomas de uma gripe, tosse, espirro, febre e dificuldade de respirar. Em casos mais graves, síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.
Como podemos prevenir o novo Coronavírus ou Covid-19?
Para se prevenir e em caso de contágio pegar um quadro leve, tanto do novo Coronavírus quanto de outras doenças, é importante as pessoas fortalecerem seu sistema imunológico através de uma boa alimentação rica em vitaminas, minerais, carboidratos complexos, aminoácidos, ácidos graxos e suplementar em casos necessários. Além de algumas estratégias de fortalecimento do sistema imunológico como prática regular de exercício físicos, exposição a luz solar para produção da Vitamina D, redução do cortisol (administração do stress), sono adequado, além é claro de medidas de higiene.
“Apenas uma noite mal dormida já diminui a eficiência do seu sistema imunológico e te deixa mais vulnerável. Quando isso ocorre com frequência você fica debilitado” Dr. Flávio Passos.
Algumas medidas de higiene são extremamente importantes nessa época de epidemia, como:
- Evite mercados de carnes abertos e produtos frescos de regiões afetadas.
- Lave bem as frutas e vegetais
- Quando em restaurantes, evite alimentos crus e expostos em buffets por muito tempo
- Cozinhe sua própria comida
- Lave bem as mãos antes e depois de tocar em alimentos
- Evite tocar a face, olhos ou limpar o nariz antes de lavar as mãos
- Prefira utilizar modos de pagamento sem contato
- Lave suas mãos imediatamente ao chegar em casa ou no escritório
- Lave suas toalhas regularmente
- Considere o uso de uma toalha pessoal para cada membro da família
- Lave bem as mãos com água e sabonete, é considerada a melhor forma de higiene
- Use álcool gel, 70%, apenas quando for a única opção
- Limpar objetos e superfícies tocados recentemente
- Manter-se a 1 metro de distância de pessoas doentes
- Cobrir a boca e o nariz ao espirrar. Use os braços os lenços descartáveis
Precisa viajar? Quais cuidados ter durante a viagem?
- Lave suas mãos imediatamente após passar pela segurança dos aeroportos –
- As bandejas podem abrigar mais patógenos do que os assentos sanitários.
- Não seque suas mãos nos jatos de ar ou secadores de ar quente. Com base em um estudo publicado em 2014, a contagem bacteriana do ar em grande proximidade ao secador de mãos foi 4,5 vezes mais alta para o secador de jato de ar comparado ao secador de ar quente, e 27 vezes mais alta comparada ao uso de papel toalha. A melhor maneira de secar suas mãos é usando papel toalha
- Use máscara quando em um ambiente de risco (como em aeroportos internacionais), próximo de pessoas, mesmo se não estiver doente.
Prefira as máscaras de especificação N95 N99 – uma referência de máxima filtragem de ar. As máscaras cirúrgicas convencionais não são suficientes para bloquear vírus, que tem uma dimensão muito pequena. - O risco maior de pegar infecções transmitidas pelo ar acontece ao entrar e sair da aeronave. A ventilação de ar na cabine foi desenvolvida durante o tempo em que as pessoas fumavam nos aviões, a maior parte do ar circulado passa por filtros várias vezes por minuto.
- Aquele jato de ar condicionado que você pode regular no topo de sua cabeça é seguro. Ligue a ventilação acima de você e
aponte a saída de ar em sua direção. Normalmente, é um ar limpo que passa por bons filtros. Isso cria uma bolha de ar que o protegerá de respingos potenciais ao seu redor - Não entre na fila de espera para embarcar no avião. Espere a uma determinada distância e observe o momento perfeito para embarcar. Um estudo conduzido em 2018 coletou amostras de ar de áreas movimentadas em um aeroporto – 17% das amostras testaram positivo para patógenos respiratórios conhecidos
- Vá ao banheiro antes de embarcar. Use sempre papel toalha ou lenço desinfetante para tocar maçanetas e travas. Idealmente, não use o papel higiênico do avião.
- Prefira os assentos da janela, distante dos banheiros, na parte frontal ou traseira do avião.
- A ventilação nas aeronaves é excepcionalmente eficaz, com menos de 3% de risco de contaminação por outros passageiros.
- Os locais mais sujos do seu assento são a bandeja de comida, o bolso com folhetos e a trava do cinto de segurança.
- Desinfete a trava, o apoio de braço, o controle remoto, a tela de toque, o apoio para bandeja e os botões de ventilação de ar com um lenço desinfetante antes de tocá-los.
- A baixa umidade nos aviões pode aumentar o risco de infecções. Use um spray nasal umidificante para ajudar a combater a baixa
umidade.
Em locais públicos considere as seguintes medidas de segurança:
- evite tocar em corrimãos
- use método de pagamento sem contato
- não coma e nem coloque alimentos sobre superfícies públicas
- fique longe dos secadores de mãos em banheiros públicos – prefira papel, toalhas limpas ou higienizador para mãos
- evite locais com muita aglomeração de pessoas, principalmente se for idoso ou tiver dentro do grupo de risco
Se apresentar algum sintoma, considere a segurança dos outros e tenha os seguintes cuidados:
- Isole-se até que esteja bem
- Tussa em um lenço ou braço – nunca em suas mãos
- Descarte os lenços imediatamente
- Evite tocar em superfícies públicas sem luvas
Médicos, infectologistas e governo estão orientando nesta fase 1, as empresas a flexibilizarem a jornada de trabalho ou mesmo os funcionários trabalharem home office, para não acumular uma quantidade grande de pessoas dentro de transportes públicos e locais fechados.
Mas como controlar os horários das pessoas que vão trabalhar home office? Com o Let´s Work o funcionário utiliza o seu próprio celular para registrar seu ponto. Além disso é super importante ele registrar sua jornada para comprovar o horário de início, término e hora de almoço. Assim, todos ficam protegidos. As empresas em relação as leis trabalhistas e os funcionários em relação a contágio pelo Covid-19
E se as empresas optarem por flexibilizarem as jornadas dos funcionários, as empresas também podem contar com a ajuda do Let´s Work, pois lá você também pode configurar a jornada flexível para as equipes e assim estar dentro da legislação trabalhista brasileira.
Portanto, cuide-se bem, foque naquilo que está ao seu alcance, cuide da sua higiene, da sua alimentação e do seu estilo de vida, e evite cigarro e álcool. Não se preocupe, se prepare.
Fontes:
G1 – Globo
Bem-Estar
Guia de himunidade Dr. Flávio Passos
Site da prefeitura de São Paulo
Folha de São Paulo