A inovação no Rh é uma constante! Um bom sistema de RH é indispensável nos dias de hoje, o mercado de trabalho mudou muito e área de RH precisa se reinventar ou ficará para atrás e perderá grandes talentos, muitas empresas simplesmente fecham os olhos para essas mudanças com o pensamento que as empresas têm que se adaptar ao mercado e não ao contrário, mas este raciocínio não leva em conta uma variável básica: o Tempo.
Estamos no tempo da informação rápida, transparência e a diversidade tecnológica, muitas profissões “morreram” e outras estão morrendo, justamente por não se inovarem ou por serem apenas emergenciais. Separamos para vocês dicas para deixar seu RH a par da tecnologia, essa constante em crescimento. Veja a seguir:
1 – Questione como as coisas são feitas:
É muito simples e prático ficarmos sempre no “fazemos assim porque assim sempre foi feito”, nunca questionamos afinal inovação não é para o Rh. Mas é importante entender que a nova geração é questionadora por natureza, já nascei com a tecnologia nas veias e precisa “entender como isso ou aquilo funciona, por isso toda empresa deverá começar a questionar os processos de sua área de RH e rever conceitos que, provavelmente, estão ultrapassados. Portanto ficar só observando nem sempre será bom, um pouco de inovação nunca foi demais!
2 – Faça cursos, isso ajuda!
Correr riscos definitivamente nunca foi o algoz dos Recursos Humanos, não mesmo. Com as novas tecnologias surgindo dia pós dia, exige de todos uma atenção sobre humana para não ficar para trás, portanto é preciso praticar, diariamente, o exercício de ter maior apetite em correr riscos com novas estratégias e processos e consequentemente abrir mão de processos que, durante um período até fizeram sentido, mas que hoje não se aplicam mais. Pesquise, leia, vá a eventos de inovação sobre recrutamento…conhecimento nunca é demais.
3 – Experiência do consumidor, agora também é muito importante:
Nunca antes as pessoas ficaram tão em evidência como hoje. Graças as redes sociais e as interações nenhuma parte da empresa está livre disso. Portanto entender o que o consumidor, cliente ou até um candidato pretende é muito importante para que a sua empresa não fique na corda bamba por informações erradas ou coisa parecida. Então, entendendo quais habilidades e atributos são importantes para oferecer experiências que agreguem valor ao cliente, o RH pode trabalhar diretamente com os colaboradores e ajudar a otimizar processos de contratação e desenvolvimento de talentos com base nessa prioridade.
4.Colaboração e engajamento para todos:
O RH precisa trabalhar de forma coesa com todas as áreas da empresa, em especial com as áreas de TI, desenvolvimento e Marketing, para obterem estratégias de transformação digital e, com isso, conseguir o engajamento de todos os departamentos da organização. Por exemplo, o registro de ponto Let´s Work além de ser um aplicativo que satisfaz todas as necessidades do departamento de recursos humanos, prove tanto a inteligência do TI quanto de outros departamentos da empresa, porque tem uma facilidade de integração com funcionamento de vários sistemas integrados, isso por exemplo é sinônimo de que o RH pode estar em dia com as horas dos funcionários da área comercial, suprindo necessidades dos seus coordenadores que buscam resultados nos relatórios de forma imediata.
Portanto, vivemos na era digital e onde todas as ações na internet ditam o sucesso das marcas empregadoras. Onde as notícias chegam muito rápido a todos e por isso qualquer ação que a empresa faça, boa ou ruim, chegará rapidamente a todos, impactando na sua imagem como empregadora. Por isso, é indispensável que o departamento de Recursos Humanos tenha na inovação e na tecnologia aliadas a tudo o que acontece não somente dentro, mas também fora da empresa. Fique de olho!